Rio atinge a temperatura mais alta do ano, surpreendendo moradores e visitantes

Termômetros assinalaram 41,4ºC na zona oeste da cidade

Rio de Janeiro (RJ), 26/12/2025 – Pessoas se protegem do sol no centro da cidade em dia de calor no Rio de Janeiro. Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
Rio de Janeiro (RJ), 26/12/2025 – Pessoas se protegem do sol no centro da cidade em dia de calor no Rio de Janeiro. Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

A cidade do Rio de Janeiro registrou a temperatura mais alta dos primeiros dias de janeiro, atingindo 41,4°C em Santa Cruz, na zona oeste, segundo o Sistema Alerta Rio. Para a noite desta segunda-feira (12), a previsão é de céu claro a parcialmente nublado, sem previsão de chuva, com ventos predominantemente moderados.

Entre esta terça-feira (13) e a próxima sexta-feira (16), a atuação de áreas de instabilidade associadas ao calor deve provocar céu parcialmente nublado a nublado na cidade, com pancadas de chuva isoladas na tarde e à noite. Os ventos continuarão moderados. A previsão indica que a temperatura máxima nesta terça-feira será em torno de 39°C, enquanto nos dias seguintes, até sexta-feira, os termômetros devem marcar entre 36°C e 37°C.

O Centro de Inteligência em Saúde do Estado do Rio de Janeiro alerta que sete dos 92 municípios fluminenses estão em nível Laranja – Severo, devido ao excesso de calor. A capital entrou na lista e permanece nesse nível na terça-feira. Guapimirim, na região metropolitana, está em nível Vermelho – Extremo.

Para enfrentar as altas temperaturas, a Secretaria de Saúde instalou pontos de hidratação externa em todas as 27 unidades de Pronto Atendimento (UPAs) voltados à população vulnerável. O Samu 192 reforçou o atendimento com motolâncias e veículos de intervenção rápida em pontos estratégicos da cidade. As unidades de saúde adotaram protocolos específicos de classificação de risco e disponibilizam sais de hidratação para idosos e crianças.

Para enfrentar o calor extremo, a Secretaria de Saúde instalou pontos de hidratação externa nas 27 unidades de Pronto Atendimento (UPA) para a população vulnerável. O Samu 192 reforçou o atendimento com motolâncias e veículos de intervenção rápida em pontos estratégicos da capital fluminense. As unidades de saúde adotaram protocolos específicos de classificação de risco e oferecem sais de hidratação para idosos e crianças.

Fonte: Agência Brasil