A cidade de Teresina ganhou destaque em 2023 ao receber o Selo A na Certificação Ambiental Estadual (ICMS Ecológico). Este reconhecimento, concedido pela Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado do Piauí, premia o esforço da administração municipal na aplicação de medidas de conservação e proteção ambiental. Vale Ressaltar que a cidade recebeu a premiação pelo quarto ano consecutivo.
ICMS Ecológico: incentivo à sustentabilidade
A obtenção do Selo A é uma vitória significativa para Teresina, pois facilita a captação de recursos advindos do ICMS Ecológico. Esta ferramenta financeira incentiva as cidades que empregam práticas ecológicas e orientadas à proteção ambiental. Assim, a certificação ratifica o comprometimento de Teresina com a administração ambiental responsável e o progresso sustentável.
O Selo A e o futuro verde de Teresina
O Selo A traduz-se numa conquista para todos os teresinenses. Eles poderão contar com mais recursos para o desenvolvimento de projetos e ações que almejam preservar e valorizar o ambiente local.
Certificação Ambiental Estadual
A Certificação Ambiental Estadual, ou ICMS Ecológico, configura-se como uma importante ação para identificar e premiar municípios que se sobressaem em medidas voltadas à sustentabilidade e conservação de recursos naturais.
Em termos simples, ICMS Ecológico é uma parte do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) que o estado repassa para as cidades que demonstram comprometimento com a sustentabilidade e a proteção do meio ambiente. Portanto, municípios que investem em políticas ambientais e mantêm áreas de preservação podem receber mais recursos, incentivando ações que beneficiam o meio ambiente.
Demais municípios premiados
Além de Teresina, diversos municípios também se destacaram, alcançando o prestigioso Selo A. Foram eles: Água Branca; Antônio Almeida; Assunção do Piauí; Baixa Grande do Ribeiro; Barra D’Alcântara; Brasileira; Caldeirão Grande do Piauí; Campo Largo do Piauí; Caracol; Castelo do Piauí; Coivaras; Colônia do Gurgueia; Cristino Castro; Currais; Eliseu Martins; Floriano; Francinópolis; Guadalupe; Ipiranga do Piauí; Lagoa do Sítio; Landri Sales; Marcolândia; Milton Brandão; Nossa Senhora de Nazaré; Novo Oriente do Piauí; Oeiras; Pimenteiras; Piracuruca; Porto Alegre do Piauí; Rio Grande do Piauí; Santa Cruz dos Milagres; Santa Filomena; Santa Rosa do Piauí; São Luis do Piauí; São Miguel do Fidalgo; São Miguel do Tapuio; São Pedro do Piauí; São Raimundo Nonato; Sebastião Leal; Socorro do Piauí; Uruçuí.
Alguns municípios receberam as certificações B e C, que significam uma menor quantidade de requisitos atendidos, outros não conseguiram cumprir as regras ambientais e, portanto, não foram certificados.
Confira a lista de municípios e seus respectivos selos conquistados:
A conquista ressalta o comprometimento destas localidades com práticas sustentáveis e a conservação do meio ambiente. É uma vitória coletiva que fortalece o progresso sustentável em todo o Estado do Piauí, indicando um futuro promissor na preservação e valorização dos recursos naturais regionais.