Economia

Agropecuária impulsiona PIB brasileiro com crescimento de 15,1% em 2023 e supera indústria

O crescimento na atividade agropecuária foi notavelmente superior ao registrado em outros setores da economia.

O Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil em 2023 foi fortemente influenciado pelo crescimento excepcional da atividade agropecuária, que apresentou um avanço significativo de 15,1% em comparação com o ano anterior, segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Esse setor, que havia registrado uma queda de 1,1% em 2022, teve um impacto expressivo no desempenho geral da economia.

O crescimento na atividade agropecuária foi notavelmente superior ao registrado em outros setores da economia. A indústria teve um aumento de 1,6%, enquanto o segmento de serviços registrou um crescimento de 2,4%, com destaque para as finanças.

Outro fator positivo que contribuiu para o resultado do PIB foi o desempenho das indústrias extrativas, que incluem a extração de petróleo, gás natural e minério de ferro, apresentando um crescimento de 8,7%. Setores como eletricidade, gás, água, esgoto e gestão de resíduos também tiveram um desempenho notável, com alta de 6,5%.

Por outro lado, as indústrias de transformação (-1,3%) e o setor da construção civil (-0,5%) encerraram o ano com quedas. O destaque para o crescimento excepcional da atividade agropecuária ressalta a importância desse setor na dinâmica econômica do país.


Fonte: Metrópoles