Abelhas

Embrapa destaca como manter abelhas seguras nas altas temperaturas

As abelhas implementam estratégias para enfrentar altas temperaturas, mantendo a área de cria entre 33-35°C. Temperaturas superiores a 36°C podem afetar severamente as abelhas, levando-as a dispersar-se nos favos e até mesmo a sair da colmeia. A ventilação e evaporação de gotas d’água são métodos utilizados para resfriar a colônia. No entanto, essas atividades demandam …

Foto divulgação da Embrapa.

As abelhas implementam estratégias para enfrentar altas temperaturas, mantendo a área de cria entre 33-35°C. Temperaturas superiores a 36°C podem afetar severamente as abelhas, levando-as a dispersar-se nos favos e até mesmo a sair da colmeia. A ventilação e evaporação de gotas d’água são métodos utilizados para resfriar a colônia.

No entanto, essas atividades demandam tempo e energia, afetando a coleta de alimentos e a produção de mel. A pesquisadora da Embrapa Meio-Norte, Maria Teresa Lopes, destaca a importância de medidas como a escolha de locais sombreados e com acesso à água para garantir a sobrevivência e produtividade das abelhas durante períodos de estiagem ou altas temperaturas.

Fonte: Embrapa