Hortaliça colhida é cinco vezes maior que tamanho normal
A colheita de uma beterraba de 1 quilo chamou a atenção da agricultora Elaine Cristina Almeida da Silva, de Rondinha (RS), no último domingo (27/10).
O objetivo era apenas fazer uma salada com a hortaliça para o almoço em família no dia seguinte, mas o tamanho surpreendeu, e ela resolveu pegar uma balança de cozinha para conferir o peso. Além da beterraba de 1 quilo, outra de 544 gramas também foi encontrada na horta.
O tubérculo colhido na cidade do interior do Rio Grande do Sul é cinco vezes mais pesado que uma beterraba comum. Isso porque, conforme a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o peso normal gira em torno de 200 gramas, com diâmetro entre 8 a 10 centímetros.
“Enquanto eu fazia um serviço, o Cristiano (o marido, Cristiano Boor) e a sogra (Iliene Aschi Boor) foram na nossa horta e colheram a beterraba. O tamanho nos surpreendeu bastante. Não imaginávamos que ela teria tudo isso. Mas aqui já colhemos até maiores, com 1,5 quilo”, diz a produtora.
Elaine, que também cria conteúdo para as redes sociais com sua rotina no campo, explica que as hortaliças não exigem muitos cuidados e que apenas adubo orgânico é adicionado à terra durante o cultivo. “Usamos bastante esterco bovino, de aves, porcos, folhas, grama e silagem. Nada de diferente que explique esse peso avantajado”.
Com a beterraba grande, firme, sem rachaduras e sintomas de murcha ou brotação, ela cozinhou o alimento na segunda-feira e serviu para o esposo e os sogros no almoço. Em razão do tamanho, eles saborearam a salada nutritiva também na terça-feira.
Com mais beterrabas quase aptas para o consumo na horta, ela diz que está curiosa para saber se as próximas colheitas serão com hortaliças acima de 1 quilo.
Acredito que estejam grandes também, mas não com esse peso todo. Até vamos pesar para ver”, finaliza.
A família gaúcha cultiva alface, tomate, rabanete e cenoura para consumo próprio. Já o repolho é produzido para a venda.
Conforme o Guinness Book, livro que registra os recordes, a beterraba mais pesada do mundo foi catalogada em 23 de maio de 2019. A hortaliça de 23,995 quilos pertencia a Jamie Courtney-Fortey, Gareth Fortey, Marjorie Fortey e Kevin Fortey, do Reino Unido.