A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) participou, nesta quinta feira (31/10), do lançamento da Comissão de Mulheres do Agro do Espírito Santo.
O lançamento ocorreu durante o evento “Elas no Agro Capixaba”, no município de Serra (ES), e reuniu mais de duas mil lideranças femininas. O encontro foi promovido pelo Sistema Faes/Senar, em parceria com sindicatos rurais do estado.
A presidente da comissão estadual será a produtora rural Mariana Paganini, que também é presidente do Sindicato Rural de Guarapari. Ela falou dos próximos passos da comissão, que incluem a composição da diretoria e o planejamento das reuniões.
“Esses esforços serão fundamentais para iniciar os trabalhos nos municípios e garantir uma representação sólida do nosso estado”, disse.
A criação das comissões estaduais nas federações faz parte do plano de ação da Comissão Nacional de Mulheres do Agro da CNA para fortalecer o protagonismo feminino no setor agropecuário.
O presidente do Sistema Faes/Senar e vice-presidente da CNA, Júlio da Silva Rocha Júnior, gravou uma mensagem de vídeo para as participantes e incentivou as mulheres a atuarem em ações e projetos no estado. “Conheçam o Senar, conheçam os sindicatos, façam propostas, desenvolvam ações e tenham cada vez mais protagonismo na sociedade”.
Cecília Naves, representante da Comissão Nacional das Mulheres do Agro da CNA, destacou que, em pouco mais de um ano, já são 18 comissões estaduais. “Demos mais um passo importante para reafirmar o comprometimento das mulheres com o sistema sindical rural e o futuro do agro brasileiro”.
A diretora adjunta de Educação Profissional do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Fabíola Bontempo, enfatizou o crescimento da participação feminina no agro. “As mulheres estão cada vez mais envolvidas e buscando espaços de liderança. Um exemplo é a participação cada vez maior de mulheres nas ações de Formação Profissional Rural e Promoção Social”, lembrou.
Para a superintendente do Senar/ES, Letícia Simões, o evento celebra a força das mulheres, que desempenham um papel essencial no desenvolvimento agrícola do Espírito Santo. “Reunimos 2 mil mulheres de Norte a Sul do estado em um marco importante para o reconhecimento, valorização e ampliação das vozes femininas no agro. O Senar/ES acredita no potencial da participação feminina no setor”.
Fotos: Comunicação Sistema Faes/Senar e arquivo pessoal