Energias Alternativas

Rafael Fonteles defende adoção do hidrogênio verde para transição energética durante forúm

O Piauí se destaca no cenário de energias renováveis e prioriza a transição energética, juntamente com a digitalização e a industrialização agrícola

Foto: Reprodução.

Na sexta-feira (25/08), o governador do Piauí, Rafael Fonteles, marcou presença no Fórum Esfera em Guarulhos, São Paulo, integrando o painel “A Economia Verde: agro, mineração e baixo carbono”. Durante sua participação, Fonteles destacou a importância do hidrogênio verde na transição energética e na diminuição das emissões de gases poluentes. O evento se estenderá até o dia 26/08.

O Piauí se destaca no cenário de energias renováveis e prioriza a transição energética, juntamente com a digitalização e a industrialização agrícola. Fonteles mencionou: “O potencial do Piauí é evidente e estamos entusiasmados com isso. Fiz quatro missões internacionais este ano para colocar o Piauí no cenário dos investidores. Temos o maior parque eólico da América Latina e o maior parque solar, em São Gonçalo do Gurgueia. Temos potencial, portanto, de ter energia limpa e barata para produzir o nosso hidrogênio verde”.

Foto: Reprodução.

A busca global pela descarbonização, que visa reduzir a emissão de CO2, coloca o Piauí como um polo atrativo para investimentos em energia limpa.

No mesmo painel, Fonteles, ao lado de Eduardo Bartolomeo, presidente da Vale, e Ana Cabral-Gardner, CEO da Sigma Lithium, enfatizou o potencial do Piauí na transição energética. Ele afirmou que, com base em suas experiências internacionais, vê o hidrogênio como o combustível do futuro e ressaltou a necessidade de regulamentar esse mercado rapidamente.

Foto: Reprodução.

O Fórum Esfera, em sua segunda edição, foca na reindustrialização do Brasil e congrega renomadas autoridades nacionais, incluindo Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central; Dias Toffoli, ministro do STF; Alexandre Silveira, ministro de Minas e Energia; Aloizio Mercadante, presidente do BNDES; e Bruno Dantas, presidente do TCU.

A agenda do evento abrange tópicos cruciais para o país, como reforma tributária, economia verde, infraestrutura, cibersegurança e tecnologia, entre outros.