economia

Comissão Europeia prevê aumento na produção de trigo na temporada 2025/26

A Comissão Europeia divulgou nesta quinta-feira (27/03), suas projeções para a produção de trigo na União Europeia para a temporada 2025/26, estimando uma recuperação significativa após um período de 12 anos de produção reduzida. A previsão é de que a produção de trigo “soft” na UE atinja 126,5 milhões de toneladas, representando um aumento de …

A Comissão Europeia divulgou nesta quinta-feira (27/03), suas projeções para a produção de trigo na União Europeia para a temporada 2025/26, estimando uma recuperação significativa após um período de 12 anos de produção reduzida. A previsão é de que a produção de trigo “soft” na UE atinja 126,5 milhões de toneladas, representando um aumento de 13% em relação aos 111,8 milhões de toneladas da temporada anterior.

Reprodução/Freepik

Esse aumento ocorre devido às condições climáticas mais favoráveis em comparação com o ano anterior, quando chuvas excessivas comprometeram o plantio e o desenvolvimento das safras. Em contrapartida, as importações de trigo “soft” deverão cair para 3 milhões de toneladas, comparadas aos 7 milhões previstos para a temporada atual.

A Comissão também prevê que os acordos comerciais com a Ucrânia retornarão ao sistema de cotas pré-guerra após a expiração dos acordos de livre comércio em 5 de junho.

Em relação à demanda, as exportações de trigo “soft” da União Europeia devem crescer para 29,8 milhões de toneladas, superando os 25 milhões de toneladas da temporada 2024/25. Isso, no entanto, levará a uma redução nos estoques de trigo, que devem cair para 7,3 milhões de toneladas ao final de 2025/26, comparado aos 9,4 milhões de toneladas esperados para o final da temporada atual.

Além disso, as importações de milho pela UE, uma das maiores do mundo, devem diminuir de 19,5 milhões de toneladas para 18,3 milhões de toneladas, conforme as projeções da Comissão.