Recentemente, o governo peruano correspondeu ao pedido brasileiro submetido no Comitê de Barreiras Técnicas ao Comércio da Organização Mundial do Comércio (OMC). A solicitação pedia a liberação do uso de adesivos para incluir avisos nos rótulos de alimentos e bebidas voltados ao público infantil, alinhando-se assim às normativas internacionais vigentes.
A vitória na negociação foi alcançada graças ao trabalho conjunto de diversas entidades governamentais brasileiras. O Ministério das Relações Exteriores (MRE), o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) uniram forças nesta empreitada.
A principal meta desse empenho foi prevenir a instauração de uma barreira para os produtos brasileiros desse segmento. Devido à necessidade de adaptar os rótulos dos produtos somente para o mercado peruano, a normativa original do Peru poderia elevar os custos para os exportadores brasileiros.
Sem o acordo, as exportações brasileiras, que alcançam a cifra de US$ 34 milhões anuais, poderiam ser impactadas por tal norma. O assunto foi reportado pelo setor produtivo no Sistema Eletrônico de Monitoramento de Barreiras às Exportações (SEM BARREIRAS).
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Fonte: Mapa.