Infraestrutura

Dragagem do Porto de Luís Correia começa nesta sexta (18/08)

A conclusão da primeira fase do Porto de Luís Correia, incluindo o Terminal Pesqueiro e a dragagem de acesso ao rio Igaraçu, está programada para dezembro

Primeira draga é instalada no Porto de Luís Correia visando ampliação das operações pesqueiras. Foto: Reprodução/Governo do Piauí.

Nesta sexta-feira (18/08), uma importante evolução foi registrada no desenvolvimento do Piauí: a instalação da primeira draga no Porto de Luís Correia. Este procedimento, que consiste na remoção de sedimentos marinhos, tem o propósito de possibilitar a atracação de embarcações de médio a grande porte no terminal pesqueiro.

A meta com a instalação dessa draga é alcançar uma profundidade variando entre 7 metros, na maré baixa, e 9 metros, na maré alta. Esta ação tem o potencial de potencializar o transporte e o recebimento de produtos pesqueiros na região. Segundo Victor Hugo, presidente da Investe Piauí, este é um passo estratégico para alavancar a competitividade e desenvolvimento do Piauí.

O presidente reforçou a importância do projeto: “O Porto de Luís Correia é um sonho antigo da população e um projeto que vai transformar a realidade econômica e social da região. Estamos trabalhando para que ele seja concluído o mais rápido possível e possa atrair novos investimentos e oportunidades para o nosso estado.”

Grandes empresas, como Ashley Global e Lion Mining, já demonstraram interesse no uso deste porto, vislumbrando a exportação de minério de ferro proveniente de jazidas situadas em Piripiri.

Cristina Araújo, presidente do Porto do Piauí, enfatizou a relevância da dragagem: “A dragagem vai permitir que navios com maior capacidade possam acessar o porto e escoar a produção pesqueira do Piauí, que é uma das maiores do Nordeste. Além disso, vai abrir as portas para novos mercados e parcerias comerciais com outros países.”

Desenvolvimento contínuo do porto

A conclusão da primeira fase do Porto de Luís Correia, incluindo o Terminal Pesqueiro e a dragagem de acesso ao rio Igaraçu, está programada para dezembro. O anúncio foi feito pelo governador Rafael Fonteles em 25 de maio, com um investimento total de R$ 90 milhões, representando um dos maiores aportes do Governo do Estado em obras públicas.

O Terminal Pesqueiro visa aprimorar e atualizar procedimentos na cadeia do pescado, um setor já fundamental para a economia local e sustento de diversas famílias.

Além disso, há previsão de expansão do complexo portuário, incluindo a construção de um porto voltado para turismo e transporte de cargas. A localização é estratégica, próxima de pontos cruciais como o Aeroporto Internacional Prefeito Dr. João Silva Filho, ZPE Parnaíba e a BR 343.


Saiba tudo sobre o agronegócio brasileiro. Informações sobre agricultura, pecuária, economia e política. Siga o Agrozil no Google News.


Fonte: Governo do Piauí.