Desenvolvimento e Parcerias

Mapa encerra missão na Ásia com fortalecimento de parcerias para o Brasil

A missão foi encerrada com uma reunião em Dubai com Thani bin Ahmed Al Zeyoudi, Ministro de Comércio Exterior dos Emirados Árabes Unidos.

Mapa encerra missão na Ásia com fortalecimento de parcerias para o Brasil. Foto: Reprodução/Mapa.

Carlos Fávaro, Ministro da Agricultura e Pecuária do Brasil, concluiu os compromissos oficiais da missão do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) na Ásia, nesta quinta-feira (03/08). A missão foi encerrada com uma reunião em Dubai com Thani bin Ahmed Al Zeyoudi, Ministro de Comércio Exterior dos Emirados Árabes Unidos.

Esta viagem oficial, que começou em 23 de julho, levou a delegação brasileira à Coreia do Sul, Japão, Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos. O objetivo era promover o maior programa mundial de produção sustentável de alimentos, iniciativa do Mapa que tem como objetivo recuperar até 40 milhões de hectares de pastagens de baixa produtividade. Com esse movimento, a intenção é aumentar a produção agropecuária com sequestro de carbono, mantendo 66% do território brasileiro preservado.

Nos Emirados Árabes, a última parada da missão, foram estabelecidos contatos significativos com cinco fundos soberanos de investimento, três ministros e uma agência de pesquisa e desenvolvimento. Em Abu Dhabi, o grupo se encontrou com representantes do Fundo para o Desenvolvimento de Abu Dhabi (ADFD), Al Dhara Holding, ADQ, International Holding Company e o grupo Agthia.

Em Dubai, o ministro brasileiro se encontrou com os ministros de Comércio Internacional, Cooperação Internacional e o subsecretário do Ministério de Mudanças Climáticas e Meio Ambiente. Além disso, um diálogo foi realizado no Centro Internacional de Agricultura Biosalina (ICBA), que estabelecerá uma parceria com o Mapa e a Embrapa para cooperação em tecnologia e inovação agrícola.

Na Arábia Saudita, um grupo de trabalho governamental foi formado para estruturar a parceria entre Brasil e Arábia Saudita para intensificar a produção de alimentos com segurança alimentar e climática. No mesmo país, ocorreu um encontro importante com o Ministro de Meio Ambiente, Água e Agricultura, que resultou na abertura do mercado saudita para a importação de carne de caprinos do Brasil.

No Japão, foram realizadas reuniões com o ministro da Agricultura, Florestas e Pesca e o ministro da Saúde, Trabalho e Bem-estar. Esses encontros resultaram em um acordo que permitirá a regionalização da suspensão de importação de produtos de frango por municípios. Além disso, uma parceria foi renovada com a Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica), a Embrapa e o BNDES para o programa de recuperação de pastagens.

A missão iniciou-se em Seul, capital da Coreia do Sul, onde foram apresentadas oportunidades de cooperação aos ministérios da Agricultura, Alimentos e Assuntos Rurais e o de Segurança dos Alimentos e Medicamentos, além de buscar investimentos em reuniões com o Korea Eximbank.


Saiba tudo sobre o agronegócio brasileiro. Informações sobre agricultura, pecuária, economia e política. Siga o Agrozil no Google News.


Fonte: Mapa.