A Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater) abriu uma chamada pública para selecionar entidades que prestarão serviços no programa de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER). O projeto beneficiará 8.850 famílias das regiões Centro-Oeste, Sul e Sudeste, com um investimento de R$ 31 milhões do Governo Federal. As atividades terão duração de 15 meses.

As entidades credenciadas podem enviar propostas entre 15 e 28 de abril de 2025, pelo Sistema de Gestão de Ater (SGA), no site da Anater. Caso não haja pedido de impugnação, o envio pode começar em 8 de abril. O programa atenderá agricultores familiares, pescadores artesanais, quilombolas, indígenas, comunidades tradicionais e beneficiários da reforma agrária e do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF).
O programa Bem Viver Semiárido busca ampliar o acesso dos produtores a mercados institucionais e convencionais, além de estimular a geração de renda e a permanência de jovens e mulheres no campo. As diretrizes seguem políticas nacionais de desenvolvimento rural sustentável, agroecologia e produção de alimentos saudáveis, alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.
A chamada pública exige que 50% dos beneficiários sejam mulheres e 20% jovens. Além disso, metade das equipes contratadas deve ser composta por mulheres. Atualmente, cinco chamadas públicas da Anater beneficiam cerca de 27 mil famílias no Brasil, incluindo os programas Ater Mulheres Rurais, Bem Viver Pampa, Bem Viver Semiárido, Bolsa Verde e Florestas Produtivas.