O Brasil concluiu um acordo com a Índia que autoriza a exportação de cinco variedades de frutas cítricas ao país asiático: limão tahiti, limão siciliano, laranja doce, tangerina e frutas similares. A negociação marca mais uma etapa da ampliação do mercado externo para produtos da fruticultura brasileira.

Com a nova liberação, a Índia passa a importar um total de 11 produtos agropecuários brasileiros desde 2023, incluindo açaí em pó e suco de açaí, pescados e derivados de ossos para produção de gelatina. O país já figura como o 10º principal destino das exportações do agro brasileiro, com compras acima de US$ 3 bilhões no último ano.
Os produtos mais vendidos à Índia são ligados aos setores sucroalcooleiro, soja e têxteis. A expectativa com a abertura aos cítricos é ampliar o leque de itens exportados, especialmente os de maior valor agregado, fortalecendo o intercâmbio bilateral.
Este é o 55º mercado aberto pelo Brasil em 2025, totalizando 355 novas oportunidades comerciais desde 2023. As conquistas são resultado da articulação conjunta entre o Ministério da Agricultura e o Itamaraty.