Agronegócio

Expoapi 2023: Governador do Piauí anuncia industrialização do setor agropecuário

O governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT), anunciou nesta terça-feira (14) que o estado está entrando em uma fase de industrialização do setor agropecuário, com a instalação de frigoríficos e usinas de biocombustíveis. O anúncio foi feito durante o lançamento da 72ª edição da Exposição Agropecuária do Piauí (Expoapi), uma das maiores feiras agropecuárias da …

Rafael Fonteles. Foto: Divulgação.

O governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT), anunciou nesta terça-feira (14) que o estado está entrando em uma fase de industrialização do setor agropecuário, com a instalação de frigoríficos e usinas de biocombustíveis. O anúncio foi feito durante o lançamento da 72ª edição da Exposição Agropecuária do Piauí (Expoapi), uma das maiores feiras agropecuárias da região Nordeste.

Segundo o governador, o Piauí tem um grande potencial agropecuário, que precisa ser valorizado e transformado em emprego e renda para a população. Ele afirmou que está estimulando a atração de investimentos para o estado, tanto nacionais quanto internacionais, para promover a agregação de valor na produção de grãos e na pecuária.

O governador Rafael Fonteles também destacou a importância do melhoramento genético para o processo de industrialização da pecuária piauiense. O plano é que se tenha até cinco frigoríficos de médio e grande porte no estado.

Fonteles também destacou que a Expoapi é uma oportunidade de aproximar os municípios do Norte do estado dos avanços tecnológicos e agrícolas ocorridos nas cidades do Cerrado. Ele elogiou o trabalho dos secretários Fábio Xavier, do Agronegócio, e Fábio Abreu, de Assistência Técnica e Defesa Agropecuária, e do deputado João Mádison, apoiador da feira.

Expoapi

A Expoapi será realizada de 3 a 10 de dezembro no Parque de Exposições Dirceu Arcoverde, em Teresina, e contará com exposições de animais, leilões, feira de venda de produtos e tecnologias voltadas para o público do agronegócio. A expectativa é que o evento movimente R$ 40 milhões em negócios e receba 300 mil visitantes.

A organização da Expoapi é feita pela Associação Piauiense de Criadores de Zebu (APCZ), que representa os produtores de gado zebuíno no estado. O presidente da entidade, André Nogueira, disse que a feira é uma vitrine para mostrar a qualidade do rebanho piauiense e a diversidade da agropecuária local. Ele ressaltou que a Expoapi também incluirá a feira agropecuária de Teresina, que abrangerá a agricultura familiar e a tecnologia.