Na sexta-feira (08/03), foi inaugurada uma nova usina de produção de biometano em Carambeí, região dos Campos Gerais, com investimento superior a R$ 1 milhão. O projeto, apoiado pelos programas RenovaPR e Banco do Agricultor Paranaense do Governo do Estado, visa a filtragem do biogás e a produção de biometano para abastecer a frota de caminhões da Coopercarga, empresa de operação logística nacional e internacional.
O suinocultor Eduardo Dykstra, que já produzia biogás para geração de energia elétrica, implementou o sistema para adequar a produção de biogás à geração de energia e promover a filtragem para biometano. A planta tem capacidade para produzir até 60 metros cúbicos de biometano por hora, inicialmente abastecendo quatro caminhões na rota São Paulo – Rio Grande do Sul.
Os programas estaduais reduziram os custos de implantação, equalizando as taxas de juros dos financiamentos. O biometano produzido é considerado uma energia renovável, promovendo sustentabilidade nos processos logísticos.
Fonte: Notícias Agrícolas