O desenvolvimento das lavouras de milho segunda safra segue em ritmo positivo no Brasil. Segundo dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), até o último domingo (27/04), cerca de 30% das plantações estavam na fase de enchimento de grãos, enquanto 51,7% permaneciam em floração e 17,6% ainda se encontravam em estágio vegetativo.

As condições climáticas têm favorecido o avanço das lavouras, especialmente no Mato Grosso, onde o tempo permanece estável. Em estados como Paraná, Mato Grosso do Sul e Goiás, chuvas recentes colaboraram para o desenvolvimento das plantações. Em Minas Gerais, no entanto, o veranico registrado em fevereiro afetou negativamente as áreas semeadas mais cedo, resultando em plantas de porte reduzido e espigas pequenas.
Paralelamente, a colheita da safra de verão segue avançando, alcançando 71,9% da área cultivada — acima dos 68,2% registrados na semana anterior e superando os 63,1% observados no mesmo período do ano passado, bem como a média dos últimos cinco anos (68,1%). Os estados mais adiantados nos trabalhos são São Paulo, com colheita concluída, seguido por Paraná (95%), Santa Catarina (94,2%) e Rio Grande do Sul (83,8%).
Nas lavouras que ainda estão em campo, 20% estão em maturação, 7,3% em enchimento de grãos e 0,9% em floração. A Conab destaca que no Rio Grande do Sul, os trabalhos seguem mais lentos devido à prioridade dada à colheita da soja. Já na Bahia, a colheita da safra de verão se aproxima do fim, enquanto Maranhão e Piauí iniciaram os trabalhos recentemente. No norte e leste de Goiás, a colheita também segue em andamento.