PIB

América Latina e o Caribe precisam elevar os investimentos ambientais para 4,9%

A América Latina e o Caribe precisam aumentar seus gastos ambientais para 4,9% do PIB anualmente até 2030 para cumprir metas climáticas, segundo a Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal). O relatório destaca a necessidade de investir entre 3,7% e 4,9% do PIB anualmente, totalizando 2,1 trilhões a 2,8 trilhões de …

A América Latina e o Caribe precisam aumentar seus gastos ambientais para 4,9% do PIB anualmente até 2030 para cumprir metas climáticas, segundo a Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal).

O relatório destaca a necessidade de investir entre 3,7% e 4,9% do PIB anualmente, totalizando 2,1 trilhões a 2,8 trilhões de dólares até 2030.

A mitigação climática, com ênfase em transportes, energia, infraestrutura e combate ao desmatamento, seria a principal área de gastos, enquanto um terço seria direcionado a métodos de adaptação, como sistemas de alerta precoce e combate à pobreza.

O relatório destaca os impactos das mudanças climáticas na produtividade do trabalho e aponta condições climáticas extremas já presentes na região. José Manuel Salazar-Xirinachs, secretário-executivo da Cepal, enfatiza que o custo da falta de ação supera o custo da ação.

Fonte: Reuters