Manejo

Boletim “CATI responde” volta com enfoque no Greening

Intitulado “CATI Responde: Mitos e Verdades sobre o Greening”, o boletim aborda questões frequentes relacionadas a essa doença, desmistificando concepções equivocadas e apresentando orientações práticas para o manejo eficaz.

Foto: Publicação original

A primeira edição de 2024 do Boletim “CATI Responde”, produzido pela Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI), órgão vinculado à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, destaca a ameaça global aos pomares de citros: o Greening, também conhecido como huanglongbing (HBL). A iniciativa busca fornecer conhecimento técnico de maneira acessível, visando beneficiar produtores rurais e toda a cadeia produtiva.

Intitulado “CATI Responde: Mitos e Verdades sobre o Greening”, o boletim aborda questões frequentes relacionadas a essa doença, desmistificando concepções equivocadas e apresentando orientações práticas para o manejo eficaz. A publicação é resultado do trabalho do Grupo de Trabalho (GT) Citricultura, liderado pelo engenheiro agrônomo Juliano Quarteroli, da CATI Regional Limeira.

Após um período de vacância, a publicação retoma suas edições em 2024, com previsão de ser divulgada mensalmente em formato digital. O Boletim “CATI Responde” é uma iniciativa do Departamento de Extensão Rural (DEXTRU) da CATI, por meio do Centro de Comunicação Rural (CECOR), visando oferecer suporte técnico aos produtores rurais do Estado de São Paulo.

O engenheiro agrônomo Alexandre Grassi, diretor do DEXTRU, destaca a importância histórica e institucional do boletim como facilitador de temas técnicos contemporâneos para os produtores rurais. A retomada das publicações, agora em formato digital, visa alcançar especialmente os médios e pequenos produtores, assim como a agricultura familiar. A publicação enfatiza a busca por uma citricultura mais resiliente e sustentável por meio do compartilhamento de conhecimentos.

Veja o boletim completo


Fonte: Notícias Agrícolas