O presidente Luiz Inácio Lula da Silva liderou uma comitiva brasileira ao Vietnã, onde anunciou a abertura do mercado vietnamita para a carne bovina brasileira.

A decisão foi resultado de negociações com os principais líderes políticos do Vietnã, reforçando a parceria econômica entre os dois países e ampliando oportunidades comerciais.
Desde o início do atual governo, quatro novos mercados foram abertos no Vietnã, além da ampliação do comércio de couro brasileiro no país asiático.
Em 2025, o Vietnã já ocupa a quarta posição entre os principais destinos das exportações agropecuárias brasileiras, representando 3,2% das vendas do setor.
O país asiático importa cerca de 300 mil toneladas de carne bovina anualmente e vê o Brasil como seu principal parceiro comercial na América Latina.
A demanda vietnamita por cortes menos tradicionais no Brasil pode estimular a competitividade interna e atrair investimentos para os frigoríficos brasileiros interessados no Sudeste Asiático.
Além do comércio de carne, Brasil e Vietnã formalizaram uma parceria estratégica para pesquisa e desenvolvimento de variedades de café mais resistentes às mudanças climáticas.
Durante a visita oficial, foi assinado o Plano de Ação para Implementação da Parceria Estratégica, abrangendo cooperação econômica, segurança alimentar, sustentabilidade e inovação.
Os dois países reafirmaram o compromisso de intensificar o intercâmbio comercial, ampliar investimentos e fortalecer a colaboração diplomática nos próximos anos.