safra

Conab mapeia produção de café nas principais regiões produtoras do Brasil

O Brasil atravessa um período decisivo na produção de café, com grãos em processo de maturação e colheita. Entre 30 de março e 12 de abril, técnicos da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) realizam um levantamento nas principais regiões produtoras do país: Minas Gerais, Bahia, Goiás, Espírito Santo e Rio de Janeiro. O objetivo é …

O Brasil atravessa um período decisivo na produção de café, com grãos em processo de maturação e colheita. Entre 30 de março e 12 de abril, técnicos da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) realizam um levantamento nas principais regiões produtoras do país: Minas Gerais, Bahia, Goiás, Espírito Santo e Rio de Janeiro. O objetivo é mapear a evolução da safra 2024/25.

Reprodução/Freepik

Este levantamento faz parte do 2° Levantamento da Safra de Café e conta com a participação de mais de 200 profissionais, como cooperativas e consultorias especializadas. A Conab, em parceria com órgãos estaduais e instituições do setor, realiza essa coleta de dados para garantir a precisão das estimativas de produção.

A bienalidade negativa, que afeta a produtividade das lavouras de café arábica, é uma das variáveis importantes a ser considerada neste ciclo. As informações coletadas servirão para atualizar as projeções de safra e ajudar no planejamento das próximas etapas da cadeia produtiva.

O boletim com os dados completos do 2° Levantamento será divulgado no dia 6 de maio, trazendo uma análise detalhada da safra 2024/25 para produtores, comerciantes e outros envolvidos no setor cafeeiro.