Investimento Público e Fomento

Deputado João Mádison afirma que programa de genética animal trará ganhos a pequenos produtores

O deputado comentou que o programa, além de beneficiar diretamente o pequeno produtor, irá gerar diversos empregos

Deputado Estadual João Mádison. Foto: Agrozil.

Em entrevista ao Agrozil, o pecuarista e Deputado Estadual, João Mádison, comentou sobre a importância do programa de melhoramento genético, Piauí +Genética, lançado pelo governo do Piauí, nesta terça-feira (16/05).

O deputado comentou que o programa, além de beneficiar diretamente o pequeno produtor, irá gerar diversos empregos.

“Então, é importante nesse momento que o governo possa fazer esse investimento. Vamos gerar emprego para técnicos, para veterinários que estão aí. O governo faz uma parte específica, mas de grande importância. E nós, pecuaristas, que já fazemos isso, outras técnicas, como embrião, como inseminação, ficamos muito satisfeitos”, disse João Mádison.

O deputado destaca os ganhos para o pequeno produtor: “Ela (vaca) vai ser inseminada com um touro de referência, ou na área do Gir, que vai fazer leite, ou na área do Nelore, para fazer carne. Quando você coloca (sêmen melhorado), vai nascer um bezerro com muito mais carcaça e muito mais estruturado, que vai ganhar mais rendimento de carne. Então, o pequeno vai ganhar mais dinheiro“.

O deputado também afirma que, ao ganhar mais dinheiro e com o conhecimento adquirido, o pequeno produtor poderá realizar a inseminação por conta própria no futuro.

A participação do governo, por meio do investimento inicial, acaba sendo fundamental para que todas as pessoas ligadas à atividade possam aumentar sua renda diária.


Laboratório de Genética e Melhoramento Animal

Durante o lançamento do programa, também comentou-se sobre a implantação de um laboratório especializado em melhoramento genético no Piauí.

Após o lançamento, João Mádison explicou: “Então, é uma tecnologia que você adquire matrizes muito grandes. E você usa as barrigas de aluguel, de outras vacas, que são apenas para ser mãe, mas no fim aquilo que está nascendo não é dela, entendeu? É de uma vaca específica, muito boa, ou Gir, ou Nelore, com um touro muito bom.”

A tecnologia mencionada é avançada e envolve a utilização de barrigas de aluguel, onde vacas geram filhotes de outra vaca de alta qualidade genética, como das raças Gir ou Nelore.

Atualmente, essa prática é realizada em parceria com uma universidade de Sobral, devido ao alto custo de um laboratório especializado, que chega a 500 mil reais.

A receptividade e o entusiasmo demonstrados pelo governador Rafael Fonteles em viabilizar a criação de um laboratório desse tipo, que possibilitaria a participação de mais pessoas, incluindo pequenos produtores, indicam que ele está considerando a iniciativa e se empenhando em sua concretização.