Evento segue até sábado (23/11) com a venda de produtos diversos no Parque Potycabana.
Um dos destaques no primeiro dia da Feira da Agricultura Familiar, Povos Tradicionais e Economia Solidária, nesta quinta (21), foi o artesanato trazido por expositores de vários cantos do Piauí, e que está sendo comercializado no Espaço Trança. A Feira segue até o sábado (23) no Parque Potycabana, a partir das 17h, e reúne cerca de 150 produtores de todos os territórios do estado.
Uma das expositoras foi a agricultora familiar Gardênia Rocha, que faz artesanato a partir da arte em cabaça, em cimento e reutilizando resíduos plásticos. Com um trabalho manual delicado, seu trabalho se caracteriza por elementos regionais do Piauí. Ela veio da localidade Santo Antônio, na zona rural de Campo Maior, e conta que está com boas expectativas de vender seus produtos.
“Eu trabalho com artesanato porque eu amo arte. E através da Feira da Agricultura Familiar, eu trago meus produtos para expor, vendo e conheço outros produtos. Pra mim, é de grande importância essa feira, porque isso traz a expectativa para a gente trabalhar mais, de motivar mais. É muito importante ter uma feira dessa em nosso estado. Já participei de outras feiras em outros estados, mas ter no nosso estado é melhor ainda”, disse.
O artesanato do litoral também está presente com os trançados da Ilha. A Francisca Maria trouxe diversos produtos a partir de trançados da palha da carnaúba do grupo que é composto por 25 famílias da Ilha Grande de Santa Isabel, em Parnaíba, e que, há 24 anos, trabalha com este modelo de artesanato.
“Lá, nós somos uma associação de 25 famílias que trabalham com a palha da carnaúba, na parte de cestarias, trançados, bolsas, tapetes, mandalas, urus, bem típicos do nosso litoral. Nossa expectativa é que vendamos tudo. Começamos a vender muito bem, graças a Deus, hoje”, disse.
Quem visitou a feira atestou a qualidade dos produtos que saem das mãos das mulheres e dos homens do campo. A Maria Fernanda Campos citou que comprou no Espaço Trança um artesanato de presente para a mãe e que ficou encantada com o que viu na feira.
“Tem muitos produtos que eu não tinha visto ainda, e eu gostei muito. Parece muito bom, bem natural. Tem muita coisa diferente, tem coisa de outras cidades do Piauí, coisas que eu amei e, se eu pudesse, eu levaria tudo aí. São muito bonitos, eles estão de parabéns!”, disse.
Feira da Agricultura Familiar, Povos Tradicionais e Economia Solidária segue até sábado (23)
A feira conta com cerca de 150 produtores de todos os territórios do Piauí. Além de artesanato, alimentos gerais, como frutas, hortaliças, carnes, mel, cajuína, caju, castanha, farinha, entre outros, estão sendo comercializados.
A abertura oficial ocorreu nesta quinta (21) e teve a presença do governador Rafael Fonteles e de outras autoridades do Piauí. Durante a abertura, foram entregues comendas de homenagem a entidades e pessoas que são referência para a agricultura familiar.
A secretária da Agricultura Familiar do Piauí, Rejane Tavares, considera que o primeiro dia de feira teve um saldo positivo e demonstrou a feira como uma oportunidade efetiva para a apresentação e a venda dos produtos da agricultura familiar.
“O primeiro dia foi muito bom para reforçar o papel da agricultura familiar e o seu reconhecimento por todos os órgãos e autoridades que estiveram presentes na abertura. A gente percebeu já uma grande movimentação de comercialização dos agricultores vendendo. O local aqui, o Parque Potycabana, se mostrou bastante estratégico para esse tipo de comercialização, porque muitas pessoas que vêm caminhar, que vêm fazer práticas esportivas aqui no parque, acabaram vindo para a feira também, comprando, adquirindo produtos, então para o primeiro dia de feira já foi bastante movimentado”, disse.
A programação da feira segue, ainda, com atrações culturais a partir das 18h no Palco Nego Bispo, tanto nesta sexta (22) como no sábado (23). A programação tem, ainda, palestras e espaços de trocas de saberes durante a manhã e a tarde no auditório da Cesvale, no shopping Riverside. Clique AQUI para acessar a programação.
Organização e apoiadores
A feira é uma realização do Governo do Piauí, por meio da Secretaria da Agricultura Familiar (SAF), do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) e do Consórcio Nordeste, em uma promoção conjunta à União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes), Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) e Fundação de Apoio ao IFRN (Funcern), com patrocínio do Banco do Nordeste e da Caixa.
A feira do Piauí conta, ainda, com o apoio do Senar, do Instituto Ubíqua, da Cáritas Arquidiocesana de Teresina, Aliança pela Inclusão Produtiva (Aipê), Agência de Fomento e Desenvolvimento do Estado do Piauí, Investe Piauí, Coordenadoria de Comunicação Social (CCom), Secretaria da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (Sada), Secretaria de Governo (Segov), Secretaria da Cultura (Secult) e Secretaria da Educação (Seduc).