Clima e Safra

Fim do El Niño: Agro enfrenta cenário climático de transição em abril

A segunda quinzena de abril deve ser marcada por chuvas acima da média na faixa central do Brasil, com destaque para os estados de Mato Grosso do Sul, Goiás, Minas Gerais e norte de São Paulo. A previsão é do modelo GFS, analisado pela consultoria Agro Itaú BBA, que aponta ainda para temperaturas elevadas nessa …

A segunda quinzena de abril deve ser marcada por chuvas acima da média na faixa central do Brasil, com destaque para os estados de Mato Grosso do Sul, Goiás, Minas Gerais e norte de São Paulo. A previsão é do modelo GFS, analisado pela consultoria Agro Itaú BBA, que aponta ainda para temperaturas elevadas nessa mesma região.

Reprodução / Freepik

O boletim climático Agro Mensal destaca que os volumes de precipitação devem ultrapassar a média histórica em áreas centrais, enquanto o Sul terá comportamento oposto. No Paraná, são esperadas chuvas mais volumosas, mas o Rio Grande do Sul tende a registrar precipitações abaixo do esperado para o período.

As temperaturas devem permanecer acima da média no Centro-Oeste e Sudeste, especialmente em Mato Grosso, Goiás e Minas Gerais. No Sul, o frio ganha espaço, com marcas dentro ou abaixo do normal, especialmente no território gaúcho.

A NOAA (Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos EUA) confirmou o fim do fenômeno El Niño e o início de uma fase de neutralidade climática, com chance superior a 50% de se manter até o trimestre de agosto a outubro. O retorno do La Niña no segundo semestre ainda é incerto, com probabilidade estimada em 40%.