O Fundo Monetário Internacional (FMI) está acompanhando de perto a evolução do mercado global de dívida após uma recente onda de vendas de títulos nos Estados Unidos, de acordo com o principal economista do FMI, Pierre-Olivier Gourinchas. Ele explicou que a venda generalizada de títulos dos EUA pode ser resultado de um descompasso na oferta, em vez de indicar sérias preocupações sobre aumentos nas taxas de juros ou riscos de longo prazo.
Gourinchas observou que não está ocorrendo um grande declínio no apetite por risco nos mercados de ações e de crédito, o que torna a situação um tanto estranha. Ele sugeriu que, ao analisar o mercado de Treasuries (títulos do Tesouro dos EUA), pode haver dúvidas sobre quem serão os compradores, considerando que o governo também está emitindo uma grande quantidade desses títulos.
Além disso, Gourinchas destacou que o FMI está encorajando os EUA a reduzirem os gastos fiscais, uma vez que a economia está indo bem, a pandemia de Covid-19 está recuando e o país não está em guerra. Ele enfatizou que em tempos de prosperidade econômica, este é o momento de considerar a redução do déficit para permitir espaço para expandi-lo em tempos de dificuldades econômicas.
Fonte: noticias agrícolas