O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e o Ministério da Fazenda se reuniram com representantes do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), da Secretaria do Tesouro Nacional (STN) e instituições financeiras que operam crédito rural para discutir o financiamento ao setor agropecuário na atual safra e a política de apoio creditício com recursos subvencionados.
Apesar das adversidades climáticas no primeiro trimestre desta safra, de julho a setembro, em várias regiões de produção agropecuária, o valor total do crédito rural concedido nesse período, em diferentes linhas de financiamento, foi 11% superior ao observado em 2022. Isso demonstra o bom desempenho das instituições financeiras em relação ao compromisso estabelecido em sua programação trimestral para a safra.
As medidas de apoio creditício com recursos subvencionados, que alocaram recursos para as instituições financeiras com base em critérios aprimorados de competitividade, foram consideradas um avanço importante em termos de transparência e eficácia na utilização de recursos públicos.
Quanto ao próximo Plano Safra, o Mapa e o Ministério da Fazenda já adiantaram algumas ideias que estão sendo desenvolvidas em consulta às instituições financeiras. Isso inclui a revisão dos critérios de alocação de recursos com equalização, com o objetivo de garantir que os recursos do crédito rural estejam disponíveis de acordo com a demanda dos produtores ao longo da safra nas diversas regiões do país. Essas iniciativas visam fortalecer o setor agropecuário e garantir o acesso ao crédito de forma eficaz.
Fonte: Fonte: MAPA
Saiba tudo sobre o agronegócio brasileiro. Informações sobre agricultura, pecuária, economia e política. Siga o Agrozil no Google News. Quer ficar sabendo de tudo o que acontece no agronegócio? Faça parte do nosso grupo no Whatsapp.