O Ministério do Desenvolvimento Agrário tem planos para lançar um programa nacional, em maio, com o objetivo de incentivar a produção de alimentos saudáveis. De acordo com a secretária-executiva da pasta, Fernanda Machiavelli, a política será anunciada juntamente com o Plano Safra deste ano. A redução do uso de agrotóxicos também é uma prioridade, segundo a secretária.
Em um evento sobre agroecologia, realizado nesta terça-feira (28/03), na Fundação Oswaldo Cruz, no Rio de Janeiro, a secretária destacou que a diversificação dos alimentos da agricultura familiar diminuiu nos últimos anos.
O Programa de Aquisição de Alimentos, relançado recentemente pelo governo federal, também deverá estimular a produção de alimentos saudáveis pela agroecologia, segundo o diretor-presidente da Conab, Silvio Porto.
A secretária nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, Lilian Rahal, ressaltou que a agroecologia é um dos caminhos para garantir a segurança alimentar e a saída do Brasil do Mapa da Fome.
Fran Paula, vice-presidente da Associação Brasileira de Agroecologia, lembrou que a maioria dos territórios tradicionais, como quilombolas, já pratica a agroecologia há muito tempo, com práticas de manejo e produção de alimentos livres de veneno, com sementes próprias. Ela defende um estímulo maior ao modelo agroecológico para o resto do país.
O governo federal criou um grupo de trabalho para a reconstituição da Comissão Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica, que tem até 45 dias para fazer a proposição da nova comissão.
Fonte: Agência Brasil.