O Intermodal do Vale do Parnaíba é o maior projeto de desenvolvimento econômico da história do Estado do Piauí e envolverá vários atores com o objetivo principal de interligar três modais de transporte no Piauí: rodoviário, ferroviário e hidroviário como meios de desenvolvimento social e econômico. Os principais componentes de infraestrutura desse projeto são: Anel Rodoviário da Soja; Hidrovia do Parnaíba e Terminais Hidroviários; Ferrovia; Porto de Luís Correia; Parques Empresariais; ZPE; e Distritos de Inovação.
A Superintendência de Concessões e Parcerias (Suparc) da Secretaria de Estado da Administração (Sead) vai contribuir com parte das rodovias no cerrado, que serão estudadas para verificar a viabilidade de concessões para a iniciativa privada e qual a melhor modelagem econômico-financeira. O projeto ainda se encontra na sua fase inicial, onde está sendo trabalhada a concepção e estruturação dos estudos.
O secretário de Administração, Samuel Nascimento, está animado com o projeto. “Através da Suparc, estamos estudando o melhor meio de construir a infraestrutura rodoviária que vai atender esse grande objetivo. É um projeto inovador que vai impactar positivamente a economia do nosso estado”, explica Samuel.
Entre os impactos almejados pelo projeto do Intermodal do Vale do Parnaíba, os principais englobam: facilitar o escoamento da produção de grãos na região do MATOPIBA, fomentar o potencial de desenvolvimento agrícola e da indústria de processamento de forma integrada com a ZPE, e estabelecer a vocação do Porto de Luís Correia como potencial exportador (grãos, minérios e pescados) e importador (granéis líquidos e fertilizantes).
A Suparc ficará responsável por parte do componente do Anel Rodoviário da Soja, uma infraestrutura rodoviária necessária para atender a zona produtora de grãos, fazendo a e interligação com a Hidrovia do Parnaíba. O Anel está localizado a sudoeste do estado do Piauí, nos Territórios de Desenvolvimento Tabuleiro do Alto do Parnaíba e Chapada das Mangabeiras. Esta última é a maior região produtora agrícola do Piauí e faz parte do MATOPIBA, que responde por 12% da produção de soja do Brasil. O escopo de atuação da Suparc seria, mais precisamente, o Trecho 6 da Rodovia Transcerrados e algumas vias afluentes.
No componente Hidrovia do Parnaíba e terminais hidroviários, a Suparc também participaria viabilizando em parceria com a iniciativa privada a operação dos quatro terminais: multimodal em Teresina; de grãos em Ribeiro Gonçalves; de grãos em Uruçuí; de grãos em Santa Filomena.