Vendas

Supermercados alavancam com sucesso as vendas no varejo brasileiro em setembro

O varejo brasileiro registrou um aumento nas vendas em setembro, encerrando o terceiro trimestre com resultados melhores do que o esperado. Em setembro, as vendas varejistas tiveram um aumento de 0,6% em relação ao mês anterior, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Esse resultado superou as expectativas do mercado, que previa estabilidade. …

O varejo brasileiro registrou um aumento nas vendas em setembro, encerrando o terceiro trimestre com resultados melhores do que o esperado. Em setembro, as vendas varejistas tiveram um aumento de 0,6% em relação ao mês anterior, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Esse resultado superou as expectativas do mercado, que previa estabilidade.

No terceiro trimestre, as vendas do varejo tiveram um aumento de 0,8% em relação aos três meses anteriores, refletindo a resiliência do setor em meio a um mercado de trabalho resistente. Na comparação com setembro do ano anterior, as vendas registraram um aumento de 3,3%, superando as expectativas de alta de 2,5%.

Atualmente, o varejo opera 4,9% acima do patamar pré-pandemia registrado em fevereiro de 2020. Esse desempenho positivo é atribuído à dinâmica mais resistente do mercado de trabalho e às melhores condições de consumo, mesmo com os efeitos defasados da política monetária restritiva. O Banco Central recentemente reduziu a taxa Selic, o que deve beneficiar o varejo à medida que a inflação cai, o mercado de trabalho se aquece e a massa salarial cresce.

No entanto, alguns desafios ainda persistem, como o alto endividamento e a inadimplência entre as famílias, o que pode impedir uma retomada mais robusta do comércio. Além disso, a maioria das atividades pesquisadas registrou quedas nas vendas em setembro, com destaque para o aumento nas vendas de supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo.

Fonte: Reuters

Saiba tudo sobre o agronegócio brasileiro. Informações sobre agricultura, pecuária, economia e política. Siga o Agrozil no Google News. Quer ficar sabendo de tudo o que acontece no agronegócio? Faça parte do nosso grupo no Whatsapp