
Segundo o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), a secretária de Comércio Exterior, Tatiana Prazeres, participou na segunda-feira (09/02) da Mesa de Diálogo “Acordo Mercosul: Perspectivas e Oportunidades”, promovida pela Itaipu Binacional durante o 38º Show Rural Coopavel, realizado em Cascavel (PR).
O encontro reuniu representantes do governo federal, do setor produtivo e do cooperativismo para discutir os impactos e as oportunidades do acordo Mercosul para o agronegócio brasileiro, com ênfase na ampliação de mercados e no fortalecimento da competitividade das exportações.
De acordo com Tatiana Prazeres, a interlocução contínua com o setor produtivo é fundamental, assim como o papel da política comercial como ferramenta de desenvolvimento econômico, integração regional e geração de empregos, especialmente em regiões com forte base agroindustrial.
A secretária destacou o empenho do vice-presidente e ministro do MDIC, Geraldo Alckmin, e mencionou que atualmente as empresas brasileiras que exportam para a União Europeia empregam mais de 3 milhões de trabalhadores. Segundo ela, a expectativa é de que esse número aumente com a implementação do acordo.
Segundo Tatiana, o acordo Mercosul–União Europeia representa uma oportunidade estratégica para o setor do agronegócio, ao facilitar o acesso a novos mercados e fortalecer a inserção internacional da produção brasileira.
Ela afirmou que o tratado valoriza e beneficia o agro brasileiro ao abrir mercados para produtos considerados prioritários na pauta de exportação. Para regiões como o Sul, onde o setor agroindustrial é especialmente relevante, o acordo oferece uma oportunidade concreta de ampliar vendas e gerar renda.
A secretária ressaltou ainda que o acordo proporciona acesso preferencial a um mercado exigente e com alto potencial de consumo, o que favorece a competitividade do setor.
Ela também destacou que os benefícios do acordo vão além do mercado europeu, impactando positivamente a inserção do Brasil nas cadeias globais de valor, ao tornar a produção brasileira mais competitiva.
A mesa de debate contou com a presença de Enio Verri, diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional; Fernanda Machiaveli, secretária-executiva do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar; Dilvo Grolli, presidente da Coopavel; e Robson Mafioleti, superintendente da Ocepar. A moderação foi conduzida por Gisele Ricobom, professora da UFRJ e assessora da diretoria brasileira da Itaipu.
Fonte: Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços.








