Os republicanos radicais na Câmara dos Deputados dos Estados Unidos rejeitaram um projeto de lei proposto por seu líder para financiar temporariamente o governo, o que torna altamente provável que as agências federais fecharão parcialmente a partir de domingo.
O projeto de lei em questão, que foi rejeitado pela Câmara dos Deputados por 232 votos a 198, visava financiar o governo por 30 dias, dando assim mais tempo aos parlamentares para negociar. No entanto, esse projeto de lei incluía cortes de gastos e restrições à imigração e à segurança das fronteiras, que são prioridades republicanas, mas tinham poucas chances de serem aprovadas no Senado, onde os democratas têm a maioria.
Enquanto isso, o Senado estava trabalhando em uma resolução contínua (CR) de financiamento do governo que tinha o apoio de ambos os partidos e estendia o financiamento até 17 de novembro. O resultado da rejeição ao projeto de lei na Câmara significa que, a menos que haja um novo acordo rapidamente, o governo federal enfrentará um fechamento parcial a partir de domingo. Isso terá implicações significativas, como o fechamento de parques nacionais, a suspensão das atividades regulatórias da Comissão de Valores Mobiliários e o não pagamento de até 4 milhões de trabalhadores federais a partir do primeiro minuto de domingo.
A secretária do Tesouro dos EUA, Janet Yellen, alertou que um fechamento do governo prejudicaria o progresso econômico dos EUA, afetando programas importantes para pequenas empresas e crianças, além de atrasar melhorias na infraestrutura. Esta seria a quarta paralisação do governo em uma década e ocorre apenas alguns meses após um impasse semelhante que ameaçou o governo federal com a falta de pagamento de uma dívida significativa. Essa situação também levantou preocupações em Wall Street, com a agência de classificação Moody’s alertando sobre possíveis consequências negativas.
Fonte: notícias agrícolas