A levedura de cana é considerada um aditivo de grande valor na produção de rações para aves, suínos, bovinos, caprinos, peixes, cães, gatos, entre outros animais. O organismo possui propriedades funcionais de alto impacto na produtividade.
Nesse sentido, o mercado de nutrição animal tem um enorme potencial, especialmente considerando a demanda por levedura de cana. Segundo o Sindicato Nacional da Indústria de Alimentação Animal (Sindirações), apenas no primeiro trimestre deste ano, foram produzidas 20,5 milhões de toneladas de ração. A expectativa para o ano é de um crescimento superior a 2%, especialmente nos setores de ração para cães, gatos, suínos e aquicultura.
Visando esse enorme mercado, a Uisa, um dos gigantes da biorrefinaria do Brasil, marcou sua entrada no setor de nutrição e saúde animal com o lançamento de sua fábrica em Nova Olímpia (MT), uma unidade dedicada à produção de levedura de cana.
De acordo com José Fernando Mazuca Filho, CEO da Uisa, a inauguração da unidade representa um importante passo na estratégia de expansão da empresa. “Este momento consolida o posicionamento da Uisa em se tornar uma das biorrefinarias mais integradas do Brasil, com uma cadeia de produção focada na maximização da sustentabilidade e economia circular. A planta de levedura já é considerada a maior do estado de Mato Grosso”, afirmou Mazuca.
Investindo aproximadamente R$ 53 milhões, a nova unidade de produção é a maior planta de levedura do estado. Essa expansão faz parte do planejamento estratégico da Uisa, que inclui a diversificação de seu portfólio de produtos.
Saiba tudo sobre o agronegócio brasileiro. Informações sobre agricultura, pecuária, economia e política. Siga o Agrozil no Google News.
Fonte: Canal Rural.