Infraestrutura

Licitação para execução do projeto intermodal do Piauí será aberta até março de 2024

Estão sendo realizados estudos de viabilidade técnica, econômico-financeira e ambiental para o desenvolvimento do sistema portuário, hidroviário e ferroviário do Piauí

Licitação para execução do projeto intermodal do Piauí será aberta até março de 2024. Foto: Reprodução/Governo do Piauí.

Em uma apresentação ocorrida nesta quinta-feira (03/08), José Augusto Nunes, presidente da Companhia Ferroviária e de Logística do Piauí (CFLP), revelou que o Governo do Piauí planeja lançar, até março de 2024, uma licitação para a execução do aguardado projeto intermodal do Piauí. O projeto visa fortalecer a infraestrutura logística para transporte de cargas por meio hidroviário, ferroviário e portuário.

Inicialmente, estão sendo feitos estudos de viabilidade técnica, econômico-financeira e ambiental para o desenvolvimento do sistema portuário, hidroviário e ferroviário do Piauí. Com foco na exportação de produtos pelo Porto de Luís Correia e subsequente transporte para destinos internacionais, o projeto vai gerar impactos positivos principalmente nos setores do agronegócio e do minério de ferro.

Vantagens econômicas e a reativação do Rio Parnaíba

Nunes destaca que a opção pelo transporte hidroviário, utilizando o Rio Parnaíba, resultará em economia de 25% no transporte de cargas. Ele enfatiza que o projeto almeja tornar o Rio Parnaíba novamente navegável, ligando-o ao transporte ferroviário até o Porto de Luís Correia.

Os estudos iniciais apresentados pelo Consórcio Intermodal do Piauí indicam que há demanda suficiente para justificar a interligação entre os transportes hidroviário, ferroviário e portuário. Uma exemplificação concreta é a Bunge Alimentos, que atualmente exporta cerca de 100 mil toneladas de farelo de soja, produzido em Uruçuí, por meio de rodovias até o Porto de Sergipe. Com a conclusão do projeto intermodal, a empresa poderia utilizar o Porto de Luís Correia para exportação.

Visão dos especialistas

Tiago Buss, diretor-presidente da EC Consultoria, que faz parte do Consórcio Intermodal, afirma que o projeto é viável e trará grandes avanços para o desenvolvimento econômico do Piauí. Para Ulysses Moraes, diretor de Atração de Investimentos da Superintendência de Desenvolvimento Econômico (SDE), a interligação entre os três tipos de transporte será um enorme passo adiante para a economia do estado.

A apresentação do projeto ocorreu no Palácio da Cultura, com a presença de várias entidades e órgãos diretamente ou indiretamente envolvidos com o projeto. Entre os presentes estavam representantes das Secretarias de Transportes, de Administração, de Relações Sociais, de Desenvolvimento Econômico, Investe Piauí, Dnit, Iphan, Ibama e Universidade Federal do Piauí.


Saiba tudo sobre o agronegócio brasileiro. Informações sobre agricultura, pecuária, economia e política. Siga o Agrozil no Google News.


Fonte: Governo do Piauí.