Frutíferas

Jenipapo: fruto é ingrediente para o preparo de doces, vinhos e licores

Com flores são brancas a amareladas, o jenipapeiro é nativo das florestas tropicais das Américas, desde o sul tropical da Flórida até a Argentina. Está presente desde o nível do mar até 1.200 metros de altitude, embora alguns argumentem que a distribuição nativa original seja o norte da América do Sul. Abaixo, o leitor Diego …

Com flores são brancas a amareladas, o jenipapeiro é nativo das florestas tropicais das Américas, desde o sul tropical da Flórida até a Argentina. Está presente desde o nível do mar até 1.200 metros de altitude, embora alguns argumentem que a distribuição nativa original seja o norte da América do Sul.

Abaixo, o leitor Diego Lara quer saber porque seu jenipapeiro ainda não deu frutos.

Faz 15 anos que temos essa árvore sem dar frutos no quintal de casa. Qual a espécie dela?

Genipa americana é uma planta pertencente, assim como o cafezeiro, à família das rubiáceas. Seu nome comum, no entanto, é jenipapeiro. A produção de frutos é a finalidade do plantio da cultura, pois os jenipapos têm diferentes usos. Na culinária, são ingredientes para o preparo de doces (em massa, compota e cristalizado), vinhos e licores, enquanto povos indígenas os utilizam como matéria-prima para a obtenção de um corante escuro que aplicam no corpo para efeito de ornamentação.

Árvores com 15 a 20 anos chegam a produzir cerca de 400 a 600 frutos, que levam cerca de 10 meses para se formar e, então, dois meses para completar o amadurecimento. Portanto, para informações sobre a ausência de frutificação na planta com mais de uma década, deve-se solicitar a visita de um profissional do setor agrícola para analisar a planta e as condições do ambiente onde está instalada.