Nesta segunda-feira (05/06), o Governo do Piauí, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), apresentou oficialmente o Piauí Pet Castramóvel, o primeiro veículo destinado à castração gratuita de animais em todo o estado. O lançamento ocorreu durante a cerimônia de inauguração do programa ECO Piauí, realizada no Palácio de Karnak.
O evento contou com a presença do governador Rafael Fonteles, do secretário da Semarh, Daniel Oliveira, do deputado estadual Hélio Oliveira, da vereadora de Teresina, Thanandra Sarapatinhas, representantes de entidades de proteção animal e membros da comunidade em geral.
Durante a cerimônia, o governador destacou a relevância do tema animal e das iniciativas já implementadas e em andamento pela Semarh, ressaltando especialmente o Piauí Pet Castramóvel entregue hoje. Além disso, ele mencionou a criação bem-sucedida da Coordenadoria Estadual de Defesa e Proteção Animal, um dos compromissos da pasta.
“Esse é um momento histórico! O investimento nesse castramóvel vai proporcionar o controle de natalidade dos animais em situação de rua e, consequentemente, beneficiar a comunidade. E esse é só o primeiro!”, declarou o governador, enfatizando ainda o impacto da iniciativa nas cidades do interior, onde há maior demanda por atenção aos animais.
O secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Daniel Oliveira, ressaltou a natureza inovadora do projeto e seu papel fundamental na política estadual de cuidados aos animais. “Esse é um projeto inédito que irá reforçar toda a política estadual de atenção aos animais do nosso Estado, principalmente daqueles em situação de rua”, afirmou Oliveira.
A concretização do projeto contou com o apoio do Deputado Estadual Hélio Oliveira, que destinou emendas parlamentares para a implantação da iniciativa. O Piauí Pet Castramóvel irá operar em parceria com organizações não governamentais (ONGs) de proteção animal, realizando diversas ações em todo o estado.
Castração de animais
A castração é uma das estratégias essenciais para o controle populacional dos animais de rua, evitando o abandono e garantindo seu bem-estar e o da população em geral. Além disso, contribui para reduzir o risco de transmissão de doenças das quais os animais de rua podem ser portadores.
As atividades de castração têm previsão para iniciar em agosto, após o cadastramento das clínicas veterinárias e ONGs dedicadas à proteção animal. A meta é castrar 7.000 animais até o final de 2023.
Quer ficar sabendo de tudo o que acontece no agronegócio? Faça parte do nosso grupo no Whatsapp.
Fonte: Governo do Piauí.