
O mercado de ovos apresenta recuperação nos preços, interrompendo uma sequência de cinco meses consecutivos de baixas. Em algumas regiões acompanhadas pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), a média parcial até 18 de fevereiro registra alta superior a 40% em relação a janeiro.
Segundo o Cepea, o equilíbrio entre oferta e demanda tem contribuído para a manutenção dos aumentos nos últimos dias, mesmo com o avanço da segunda quinzena do mês, período em que as vendas costumam apresentar menor ritmo.
Apesar da recuperação recente, as cotações permanecem abaixo das observadas no mesmo período do ano anterior, acumulando retração real superior a 30% nas regiões monitoradas pelo Cepea.
Agentes do setor acompanham o período da Quaresma, iniciado em 18 de fevereiro, que tende a elevar gradualmente a demanda por ovos. Pesquisadores do Cepea indicam que, ao longo dos 40 dias da tradição religiosa, o produto costuma ampliar participação no consumo como alternativa às carnes. A expectativa do setor é de que a demanda contribua para a sustentação dos preços em níveis mais altos.
Fonte: Cepea.










