Gripe Aviária

Mapa orienta estados a declararem estado de emergência zoossanitária

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, tem instruído governadores e representantes dos estados a adotarem medidas para fortalecer a prevenção e a contenção da doença

Foto: Peter Garrard Beck.

O Brasil, líder mundial nas exportações de carne de frango e livre da Gripe Aviária em aves comerciais, declarou estado de emergência zoossanitária em todo o território nacional após os primeiros registros da doença em aves migratórias. A decisão foi anunciada pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) em maio.

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, tem instruído governadores e representantes dos estados a adotarem medidas semelhantes para fortalecer a prevenção e a contenção da doença. Essas ações são vitais, pois mesmo um único caso em aves de corte pode ter um impacto negativo em todo o país.

Os primeiros impactos comerciais já foram sentidos, com o Japão, o segundo maior importador de carne de frango brasileira, suspendendo temporariamente as compras de produtos do Espírito Santo e Santa Catarina.

Fávaro planeja reafirmar a segurança sanitária da produção brasileira em uma missão oficial na Ásia na próxima semana, onde se reunirá com representantes do governo japonês. Ele reforçou a necessidade do estado de emergência para acessar recursos do governo federal destinados à prevenção da gripe aviária.

Apesar da detecção recente da doença em aves silvestres no Brasil, o país mantém seu status de livre de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade para o comércio.


Saiba tudo sobre o agronegócio brasileiro. Informações sobre agricultura, pecuária, economia e política. Siga o Agrozil no Google News.


Fonte: Mapa.