Defesa Agropecuária

Morcegos-vampiros atacam rebanhos e causam prejuízos a pecuaristas no Sul do Piauí

A situação tem causado prejuízos aos rebanhos, afetando o crescimento e o peso dos animais

Foto: Maria Clara Nascimento/Arquivo Pessoal.

Pecuaristas das cidades de Conceição do Canindé e Floresta do Piauí, no Sul do Piauí, estão enfrentando problemas devido aos danos causados pelos morcegos. Rebanhos estão aparecendo com manchas de sangue pelo corpo, o que levanta a suspeita de que estão sendo mordidos.

Alano Coelho, criador de ovelhas, relatou que em menos de uma semana, 30 ovelhas de seu rebanho apresentaram manchas de sangue. Outros animais também foram atacados, como o jumento de Francisco Rufino Gomes, que apareceu com uma suposta mordida no pescoço.

Os morcegos-vampiros têm hábitos noturnos e se alimentam de sangue de animais. Os ataques não são incomuns na região, mas os agricultores relatam que a situação se tornou preocupante, pois os morcegos são transmissores do vírus da raiva.

A situação tem causado prejuízos aos rebanhos, afetando o crescimento e o peso dos animais. Os pecuaristas solicitaram ajuda da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí (ADAPI) para lidar com o problema. A ADAPI realiza a captura dos morcegos em currais e também faz o georreferenciamento da região para localizar as furnas onde os morcegos estão. Os morcegos capturados são marcados com uma pasta anticoagulante antes de serem liberados em seu habitat natural.


Fonte: Cidades na Net.