Cepea

Exportações brasileiras de carne bovina atingem recorde em maio impulsionadas pela China

China importou 110,98 mil toneladas de carne bovina brasileira em maio, o que representa um aumento de 15,7% em relação a maio de 2022

Exportações brasileiras de carne bovina atingem recorde em maio impulsionadas pela China.

As exportações de carne bovina in natura do Brasil alcançaram um marco histórico em maio de 2023, registrando o maior volume do ano e estabelecendo um recorde para o mês. De acordo com especialistas do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), esse resultado extraordinário se deve ao aumento significativo dos envios para a China.

Dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex) revelam que o Brasil exportou um total de 168 mil toneladas de carne bovina para diversos destinos em maio, representando um aumento expressivo de 52,7% em relação a abril de 2023 e um acréscimo de 10% em comparação a maio de 2022.

Especificamente para a China, após as exportações terem sido drasticamente reduzidas para 54 mil toneladas em março de 2023 e 40,5 mil toneladas em abril de 2023, devido à suspensão temporária dos envios devido a casos isolados de Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB), conhecida popularmente como “vaca louca”, o país asiático importou 110,98 mil toneladas de carne bovina brasileira em maio, o que representa um aumento de 15,7% em relação a maio de 2022, também de acordo com os dados da Secex. Os pesquisadores do Cepea ressaltam que a última vez em que as exportações para a China ultrapassaram 100 mil toneladas foi em outubro de 2022, quando foram enviadas 128,57 mil toneladas de carne bovina brasileira.

Os dados preliminares de exportações de junho divulgados pela Secex demonstram que o mercado chinês continua apresentando uma demanda robusta pela carne bovina brasileira. Até o encerramento da segunda semana deste mês, o Brasil já havia exportado 70,32 mil toneladas de carne in natura, com uma média diária de embarque de 11,72 mil toneladas. Caso esse ritmo se mantenha até o final de junho, estima-se que o volume total exportado possa ultrapassar as 240 mil toneladas.


Fonte: Cepea.