Poder de compra do avicultor registra menor patamar em nove meses

Poder de compra do avicultor paulista em outubro no menor nível em 9 meses, com queda nos preços dos ovos e alta nos insumos milho e farelo de soja. A relação de troca se deteriorou, pressionando a rentabilidade do setor.

aves, galinha, galo, frango, coronavírus, gripe aviária, lesões
Foto: Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo

Em outubro, o poder de compra do avicultor paulista frente aos principais insumos da atividade, milho e farelo de soja, atingiu o menor patamar desde janeiro deste ano, em termos reais com base no IGP-DI de setembro de 2025. Essa análise é resultado de levantamentos realizados pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea).

Conforme detalha o Centro de Pesquisas, no período entre setembro e outubro, observou-se uma leve valorização nos preços do cereal, enquanto os valores do derivado de soja registraram queda. Contudo, a redução expressiva nas cotações dos ovos impactou negativamente a relação de troca entre a proteína e os insumos.

Os preços dos ovos a retirar (FOB) na região de Bastos, principal polo produtor do estado de São Paulo, apresentaram recuo pelo segundo mês consecutivo. Em outubro, os valores atingiram o menor nível desde novembro de 2024, considerando o IGP-DI de setembro de 2025.

A média para o produto branco foi de R$ 139,92 por caixa com 30 dúzias no último mês, configurando uma queda de 3,6% em relação a setembro. Já a média mensal do produto vermelho sofreu uma redução de 3,9%, chegando a R$ 154,15 por caixa na mesma região.

*Sob supervisão de Luis Roberto Toledo

Fonte: Canal Rural.