A Embrapa Solos e o Centro Brasileiro de Pesquisa Físicas estão desenvolvendo o permeâmetro digital, um equipamento que mede a capacidade da água de fluir no solo. A tecnologia despertou o interesse da empresa Falker, que planeja lançar um protótipo.
O novo equipamento automatiza a coleta de dados de fluxo de água, economizando tempo e aumentando a precisão. Os dados são armazenados digitalmente, permitindo um acompanhamento eficiente e a eliminação do uso de um laptop no campo.
A Falker, principal fabricante nacional de penetrômetros, vê essa inovação como um complemento à sua linha de produtos. Com isso, o tempo que o técnico gastava registrando os valores manualmente agora pode ser usado para outras atividades.
A nova tecnologia é de particular interesse para os produtores agrícolas e engenheiros ambientais, pois a condutividade hidráulica é crucial para a irrigação e construção de aterros sanitários.
A parceria entre a Embrapa, a CBPF e a Falker visa transformar o protótipo em um produto comercial, atendendo aos desafios da inovação tecnológica. A expectativa é que o produto final seja economicamente viável e possa ser usado por pesquisadores, consultores, agrônomos e, eventualmente, pelos próprios produtores.
Saiba tudo sobre o agronegócio brasileiro. Informações sobre agricultura, pecuária, economia e política. Siga o Agrozil no Google News.
Fonte: Canal Rural.