Troca de Experiências

Agricultores familiares do Piauí apresentam experiências de sucesso em intercâmbio internacional

O evento, realizado entre os dias 10 e 16 de setembro, recebeu delegações dos países de Botsuana, Lesoto e Zâmbia

Foto: Geirlys Silva.

Um grupo de agricultores familiares do Piauí participou de um intercâmbio técnico com delegações de três países africanos: Botsuana, Lesoto e Zâmbia. O evento, que aconteceu entre os dias 10 e 16 de setembro, foi promovido pelo Território de Aprendizagem do Piauí (TAPI), Fundo de Desenvolvimento Agrícola (FIDA), Embrapa Meio Norte e a Agência Brasileira de Cooperação (ABC).

O objetivo do intercâmbio foi compartilhar experiências bem sucedidas na cadeia produtiva de ovinocaprinocultura, que tem se destacado na região do Vale do Rio Itaim. Os agricultores familiares mostraram como conseguiram aumentar a produção e a renda, eliminando intermediários e comercializando diretamente com os compradores.

Os projetos apresentados foram apoiados pelo Programa Viva o Semiárido (PVSA), executado pela Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF), que visa reduzir a pobreza e melhorar o padrão de vida das populações carentes no meio rural do Semiárido Piauiense.

A superintendente de Ações Afirmativas e Organização Social da SAF, Márcia Mendes, afirmou que o intercâmbio é uma oportunidade de mostrar ao mundo como os investimentos do Governo do Piauí incentivaram o desenvolvimento humano e a redução das desigualdades sociais na região.

A vice-presidente da Associação dos Caprinocultores de Betânia do Piauí (Ascobetânia), Francisca Neri, destacou que o intercâmbio representa o reconhecimento de todo o esforço das organizações sociais apoiadas pelo governo do estado. Ela ressaltou que os projetos têm se concentrado na comercialização e isso tem sido muito bem sucedido.


Fonte: Governo do Piauí.