Agricultura

Município do Piauí expande produção de batata-doce com aquisição de veículo pela Codevasf

Nesta quarta-feira (13/09), a Associação Rural dos Irrigantes e Piscicultores do Povoado Moreiras, localizada no Território Serra da Capivara, próximo à Barragem do Jenipapo, recebeu um caminhão no valor de R$ 297 mil, doado pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf). O veículo, equipado com uma carroceria metálica, irá …

Nesta quarta-feira (13/09), a Associação Rural dos Irrigantes e Piscicultores do Povoado Moreiras, localizada no Território Serra da Capivara, próximo à Barragem do Jenipapo, recebeu um caminhão no valor de R$ 297 mil, doado pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf). O veículo, equipado com uma carroceria metálica, irá facilitar o transporte da produção das famílias da região, permitindo o envio de até cinco vezes mais batata-doce para os clientes finais.

A associação, que é conhecida por sua eficiência na produção coletiva de agricultura familiar, também se destaca na geração de melancia, peixes, mel e massa de mandioca. Atualmente, a produção das famílias de Moreiras abastece o comércio central de Dom Inocêncio e da cidade vizinha de São João do Piauí. Com o novo veículo, a expectativa é expandir os pontos de venda para outras localidades.

Márcio da Silva Santos, presidente da associação fundada em 1995, explica que são produzidas 24 toneladas de batata-doce do tipo Rubissol por ano, principalmente entre junho e dezembro. Antes, o transporte era limitado a cerca de uma tonelada por viagem. Agora, com o suporte da Codevasf, serão levadas cinco toneladas a cada deslocamento.

Além de ser considerada saborosa e cultivada de forma totalmente orgânica, a batata-doce do povoado de Moreiras representa uma importante fonte de renda para dezenas de famílias. O superintendente da 7ª Regional da Codevasf no Piauí, Marcelo Castro Filho, destaca que o veículo não só agrega valor à produção dos associados, mas também beneficia outros produtos, como melancia, milho e peixe. Além disso, a associação economizará recursos ao deixar de pagar frete, o que contribui para fortalecer sua situação financeira.

A entrega do veículo ocorreu no galpão da Codevasf, localizado na BR-316, zona Sul de Teresina.