Meio Ambiente

Piauí reduz desmatamento ilegal do cerrado em 59% no primeiro semestre de 2023

Os dados foram apresentados, nesta quarta-feira (13), durante o Seminário Cerrado Vivo, realizado pela Semah

Daniel Oliveira, secretário de Estado do Meio Ambiente.

O estado do Piauí conseguiu diminuir em 59% o desmatamento ilegal do bioma cerrado nos primeiros seis meses de 2023, em comparação com o mesmo período do ano anterior. Segundo a Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), foram desmatados cerca de 30 mil hectares de cerrado em 2023, contra mais de 70 mil hectares queimados em 2022. O cerrado ocupa cerca de 53% do território piauiense, com uma área de aproximadamente 132,8 mil km².

A redução do desmatamento foi atribuída a três ações da Semarh: aumento da fiscalização do órgão, integração com as polícias Civil e Militar e órgãos ambientais federais e monitoramento das áreas queimadas por meio de satélite. A secretaria aplicou R$ 52 milhões em multas aos produtores que praticaram o desmatamento ilegal e embargou 46 mil hectares de áreas desmatadas. Além disso, solicitou a suspensão de crédito a estabelecimentos rurais que infringiram a lei ambiental.

A Semarh também realizou o Seminário Cerrado Vivo, para apresentar os resultados das operações de combate ao desmatamento do bioma no estado. Durante o evento, foram entregues equipamentos de proteção individual (EPIs) e materiais de combate aos incêndios florestais para 10 municípios que celebraram acordo de cooperação técnica com o Estado. Ainda houve a posse simbólica dos membros da Comissão Estadual de Combate ao Desmatamento Ilegal.


Fonte: Governo do Piauí.