Em relação ao último trimestre de 2023, houve crescimento de 11,3%
O Produto Interno Bruto (PIB) do setor agropecuário brasileiro teve queda de 3% no primeiro trimestre de 2024 em relação ao mesmo período de 2023, informou nesta terça-feira (4/6) o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em comparação, o PIB total da economia do Brasil avançou 2,5% na mesma comparação.
A queda da agropecuária veio em abaixo da projeção mediana de retração de 4,5% esperada por analistas de consultorias e instituições financeiras consultados pelo Valor.
Segundo o IBGE, apesar da contribuição positiva da pecuária, alguns produtos agrícolas, cujas safras são significativas no primeiro trimestre, apresentaram queda na estimativa de produção anual e perda de produtividade devido a problemas climáticos: soja (-2,4%), milho (-11,7%), fumo (-9,6%), e mandioca (-2,2%).
Em relação ao último trimestre de 2023, o PIB do agro subiu 11,3%%. A expectativa mediana era de alta de 8,8%. Já o PIB total da economia aumentou 0,8% na mesma comparação.
O IBGE também revisou o PIB do quarto trimestre de 2023, que caiu 0,1% frente ao terceiro trimestre, ante estabilidade divulgada anteriormente.
Em valores correntes, o PIB do agro somou R$ 192,2 bilhões no trimestre, enquanto o PIB geral do país ficou em R$ 2,7 trilhões.
O resultado do primeiro trimestre não tem qualquer influência das enchentes no Rio Grande do Sul, que só começaram no fim de abril e se intensificaram no início de maio.