Negócios

Por que a líder no mercado nacional de mel entrou no segmento de geleias

Baldoni lançou marca própria para atuar no novo ramo e agora vai construir fábrica A Baldoni, a maior produtora de mel do país, vai intensificar a estratégia de diversificação de seus negócios. Depois de lançar, em setembro do ano passado, uma marca própria de geleias adoçadas com mel, produzidas com empresas parceiras, a empresa decidiu investir em uma fábrica …

Baldoni lançou marca própria para atuar no novo ramo e agora vai construir fábrica

Baldoni, a maior produtora de mel do país, vai intensificar a estratégia de diversificação de seus negócios. Depois de lançar, em setembro do ano passado, uma marca própria de geleias adoçadas com mel, produzidas com empresas parceiras, a empresa decidiu investir em uma fábrica própria de geleias. O investimento na unidade será de R$ 5 milhões.

Localizada em Itatiba (SP), a planta deverá entrar em operação entre agosto e setembro deste ano. Ela terá capacidade de fabricar 500 mil potes do produto por mês, mas, com investimentos simples, como a compra de novas máquinas e ampliação de turnos, a capacidade pode chegar a 2 milhões de potes ao mês. O novo segmento é recente nos negócios da Baldoni, mas ele já responde por 10% de seu faturamento — a companhia não informou sua receita. Hoje, a produção de geleias da marca da empresa com fabricantes parceiros soma 60 mil potes por mês.

Segundo ele, nos últimos meses, a empresa teve que suspender suas ações de divulgação da marca para administrar a demanda. Para ganhar espaço nesse novo segmento, a Baldoni pretende repetir o trabalho que ela fez no mercado de mel em 2019.

Construção de marca

“Naquela época, as pessoas compravam mel, e não uma marca do produto”, diz Cavalcanti. “A nossa ideia foi construir uma marca, um trabalho que se baseou no gerenciamento da categoria. A gente deu visibilidade para o mel”.

Cinco anos após os primeiros investimentos no mercado de mel, o crescimento começou a estabilizar, diz o executivo. “Começamos a analisar qual produto da mesma categoria poderíamos trazer para o portfólio. Percebemos que não havia geleia adoçada com mel e que, assim como o mel, a geleia não tem um gerenciamento de categoria”, afirma ele.

A Baldoni vai centrar o foco nas classes B e C e no público mais jovem e, em dois anos, quer figurar entre as três maiores do mercado de geleias. A companhia usará apenas capital próprio para erguer a nova fábrica e prevê recuperar o investimento em até três anos.