Internacional

Produção de arroz na Índia deve cair devido às chuvas abaixo da média

A produção de arroz na Índia está prevista para registrar a primeira queda em oito anos no ano-safra 2023/24, influenciada pelas chuvas abaixo da média

A produção de arroz na Índia está prevista para registrar a primeira queda em oito anos no ano-safra 2023/24, influenciada pelas chuvas abaixo da média, de acordo com um comunicado do governo nesta quinta-feira (29/02). O país, maior exportador mundial de arroz, enfrentou a proibição de exportações de arroz branco não-basmati em julho, levando a um aumento nos preços globais do grão.

Estima-se que a produção de arroz diminuirá 8,8%, atingindo 123,8 milhões de toneladas até junho. Paralelamente, a produção de trigo também é projetada para cair 1,8%, atingindo 112 milhões de toneladas em comparação com 114 milhões de toneladas no ano anterior.

A perspectiva de uma menor produção de arroz levanta a possibilidade de o governo indiano estender as restrições às exportações para manter o controle sobre os preços dos alimentos antes das eleições gerais. Restrições prolongadas podem aumentar os preços dos alimentos globalmente, considerando os baixos estoques em outros países exportadores importantes, como Tailândia, Vietnã, Paquistão e Mianmar.


Fonte: Notícias agrícolas