
O programa Made In Piauí, iniciativa da Investe Piauí para a valorização e comercialização de itens do estado, realiza uma exposição neste sábado (07/02) no supermercado The Crown Meat Market, em Worcester, Massachusetts (EUA). A ação visa expandir a presença de marcas piauienses no mercado internacional e estabelecer conexões entre a oferta regional e a demanda global.
O evento contempla a exposição e degustação de produtos como cajuína artesanal, mel, castanha de caju, peças artesanais, opalas, cerâmicas e cera de carnaúba. Além da mostra, será assinado um Memorando de Entendimento (MoU) entre a Investe Piauí e o estabelecimento comercial. Segundo a diretora comercial da Investe Piauí para Mercados Americanos, Thaís Ligo, o documento formaliza o compromisso para que, em etapas futuras, os itens sejam importados e comercializados nos Estados Unidos e em outros mercados internacionais.
Estrutura e parcerias estratégicas
A iniciativa é coordenada pelo escritório da Investe Piauí nos EUA e pelo programa Made In Piauí, um marketplace que conta atualmente com 215 vendedores cadastrados e mais de 500 itens catalogados. De acordo com a coordenação, a escolha de Massachusetts deve-se à presença de cerca de 18 mil brasileiros na região, o que configura um nicho consumidor específico para produtos de origem nacional.
A viabilização da ponte comercial conta com o apoio da empresária Grace Macedo, proprietária do supermercado e membro da Câmara de Comércio de Worcester. O coordenador do Made In Piauí, Gustavo Dias, informou que a ação em Massachusetts faz parte de uma estratégia de internacionalização que busca converter a produção local em valor econômico por meio da construção de canais de distribuição externa.
Fonte: Governo do Piauí.








