Novos mercados

Mapa apresenta ações de expansão internacional do agro a jornalistas em Brasília

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) reuniu profissionais da imprensa nesta terça-feira (22/04), na sede do órgão, para apresentar as estratégias de promoção comercial do agronegócio brasileiro e o atual cenário internacional do setor. O encontro foi conduzido pelo secretário de Comércio e Relações Internacionais, Luis Rua, que destacou os avanços na abertura e …

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) reuniu profissionais da imprensa nesta terça-feira (22/04), na sede do órgão, para apresentar as estratégias de promoção comercial do agronegócio brasileiro e o atual cenário internacional do setor. O encontro foi conduzido pelo secretário de Comércio e Relações Internacionais, Luis Rua, que destacou os avanços na abertura e ampliação de mercados globais para produtos agropecuários do Brasil.

Reprodução / Govbr

Segundo Rua, desde o início da gestão do ministro Carlos Fávaro, o Mapa já conquistou 349 novas aberturas e mais de 100 ampliações de mercado. Entre os destaques estão novas habilitações de frigoríficos para a China, e pré-listings que facilitaram exportações para países como Filipinas, Chile, Cuba e Singapura. A carne suína brasileira, por exemplo, encontrou nas Filipinas seu principal destino. Também houve reduções tarifárias importantes, como no suco de laranja exportado para a Coreia do Sul.

Reprodução / Govbr

Durante a apresentação, foram detalhadas iniciativas como o Pool de Tradings, que busca integrar produtores, tradings e governo para facilitar o acesso a novos mercados, e a plataforma ConectAgro, voltada à disseminação de informações estratégicas sobre o comércio internacional. Rua também destacou a ferramenta AgroInsight, que oferece relatórios mensais com dados sobre oportunidades de exportação, com base na análise de adidos agrícolas em 40 países.

Outro destaque foi o Passaporte Agro, que reúne informações práticas para exportadores, e as Caravanas do Agro Exportador, que já realizaram sete edições em 2024 e têm mais 21 programadas. As ações do Mapa são complementadas por missões internacionais, feiras e parcerias com a ApexBrasil, o Ministério das Relações Exteriores e o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC).