ABPA celebra liberação da China para importação de carne de frango brasileira

China reabre mercado para carne de frango brasileira após gripe aviária. Retomada representa alívio e sucesso da articulação técnico-diplomática para o setor.

avicultura carne de frango inspeções
Foto: Anffa Sindical/divulgação

A ABPA, Associação Brasileira de Proteína Animal, celebrou a notícia da reabertura do mercado chinês para a carne de frango produzida no Brasil, anunciada nesta sexta-feira (7) pelas autoridades da China. A suspensão das exportações para o gigante asiático havia sido implementada após a confirmação de um caso de gripe aviária em uma propriedade comercial no Rio Grande do Sul, em maio deste ano.

Segundo a ABPA, a rápida **retomada das exportações** para a China é um resultado direto do empenho técnico e diplomático das autoridades brasileiras envolvidas no processo.

“O processo contou com uma negociação extensa e de altíssimo nível profissional, que abrangeu desde a readequação de certificados sanitários para prevenir suspensões globais diante de novas ocorrências, até um robusto e incansável esforço diplomático articulado pelo Governo Brasileiro e pelos setores privados, com a liderança da ABPA. A volta da China ao rol de compradores é o ápice do sucesso dessa ação coordenada, sob a batuta do Ministro Fávaro e sua competente equipe”, declarou o presidente da ABPA, Ricardo Santin.

A entidade reforça o papel crucial do mercado chinês para o agronegócio brasileiro, uma vez que o país asiático figura como o principal destino da carne de frango exportada pelo Brasil.

“Até maio, mês em que registramos a ocorrência de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP), a China liderava a lista de importadores de carne de frango brasileira. Somente entre janeiro e maio, o volume importado pelo país somou 228,2 mil toneladas, correspondendo a 10,4% do total embarcado pelo Brasil no período, e gerando uma receita de US$ 545,8 milhões”, detalhou a ABPA em seu comunicado.

Fonte: Canal Rural.