
Nesta segunda-feira (3), a formação de uma área de baixa pressão atmosférica na costa entre as regiões Sul e Sudeste, aliada ao deslocamento de um cavado meteorológico em níveis médios da atmosfera, provocam pancadas de chuva sobre o centro-sul do país.
Segundo a Climatempo, a situação é de perigo para temporais com chuva volumosa e fortes rajadas de vento no norte do Paraná, oeste, noroeste e norte de São Paulo, Triângulo Mineiro, sul de Goiás e leste do Mato Grosso do Sul, podendo ocorrer a qualquer hora do dia.
Nas áreas mais centrais e norte do sul do Mato Grosso, o noroeste e nordeste paranaense e as áreas mais centrais e nordeste paulista ficam em alerta para temporais. Confira a previsão completa em cada região do Brasil:
Sul
O sistema de baixa pressão favorecerá chuva forte e temporais localizados na faixa leste do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, incluindo as capitais Porto Alegre/RS e Florianópolis/SC, especialmente entre a manhã e a tarde. Nas áreas mais centrais dos dois estados, além do sul, centro e leste do Paraná, a chuva ocorrerá na forma de pancadas. No interior dos estados da Região Sul, a chuva será mais fraca e isolada entre a manhã e a tarde.
Sudeste
A baixa pressão na costa manterá a umidade espalhada pelas áreas centrais do Brasil, e os alertas de temporais se estendem pelo Rio de Janeiro, sul do Espírito Santo, metade sul e oeste de Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso.
Centro-Oeste
A situação é de perigo para temporais com chuva volumosa e fortes rajadas de vento no leste do Mato Grosso do Sul, sul de Goiás e Triângulo Mineiro. Nas áreas mais centrais e norte do sul mato-grossense, há alerta para temporais, com risco de chuva forte a qualquer hora do dia.
Norte
A chuva ganha força no Tocantins, sudoeste do Maranhão e na metade sul e leste do Pará, onde a chuva ocorrerá entre moderada a forte intensidade, e não se descartam temporais localizados. Na Região Norte, o calor e a umidade provocarão pancadas de chuva alternadas com períodos de aberturas de sol no Acre, em Rondônia, no Amazonas, Roraima e no Pará.
Nordeste
No Nordeste, chove rápido e isolado em pontos do leste de Pernambuco e da Paraíba, enquanto no sertão e agreste nordestino, a massa de ar seco garante mais um dia de sol, calor e baixa umidade relativa do ar, que pode registrar valores entre 20% e 30% nas horas mais quentes do dia.
Fonte: Canal Rural.








